SEL 300 - Informação Profissional
sobre Engenharia Elétrica

 
 
O começo de tudo...

        O aspirante a engenharia elétrica, no decorrer de sua vida escolar, recebe toda uma carga de informações através da mídia, que ascende em seu interior a chama do entusiasmo e o motiva para o desenvolvimento tecnológico.
        Com todo este entusiasmo, o jovem aspirante quase sempre espera encontrar logo no início do curso a própria engenharia. No entanto, defronta-se com um realidade muito diferente, um novo mundo cheio de matérias básicas onde povoam as físicas e os cálculos. Para o jovem aspirante agora um universitário, embora não pareça, este novo mundo é a parte mais importante de todo o seu curso de engenharia, pois será a sua base, será o seu alicerce durante toda a engenharia e toda a sua carreira profissional. Sem saber a real importância desta carga de físicas e cálculos, o universitário vê sufocada toda a sua chama de entusiasmo caindo não raras vezes em grande depressão, pois o que vê não lhe parece engenharia.
        Assim, buscando uma maneira de não só manter acesa a chama do entusiasmo, mas torná-la mais forte e talvez até inextinguível, surgiu a determinação em desenvolver-se Ferramentas Didáticas a serem apresentadas aos jovens universitários durante todo o curso de engenharia elétrica, do início ao fim. Para cada degrau alcançado pelo universitário, as Ferramentas Didáticas se tornariam mais complexas representando o crescer constante dos conhecimentos adquiridos durante o curso.
        A disciplina SEL-300 é o começo de tudo, pois é a primeira disciplina a ser reestruturada através desta nova metodologia de ensino.
 

Grupo Responsável 

        A SEL-300 é coordenada por um grupo de cinco professores e um aluno de mestrado. Estes integrantes estão descritos a seguir:
                - Prof. Titular Ruy Alberto Corrêa Altafim (SEL/EESC/USP) Área de Alta-Tensão e Sistemas de Potência;
                - Prof. Dr. Azauri Albano de Oliveira Jr. (SEL/EESC/USP) Área de Controle e Eletrônica de Potência;
                - Prof. Paulo Roberto Veronese (SEL/EESC/USP) Área de Eletrônica;
                - Prof. Dr. José Carlos Sartori (SEL/EESC/USP) Área de Telecomunicações;
                - Prof. Edson Gesualdo (SEL/EESC/USP) - Área de Instrumentação;
                - Prof. Dr. Evandro L. Linhari Rodrigues -.Área de Digitais;
                - Eng. Jorge S. Canova - (SEL/EESC/USP) Aluno de Mestrado.

 
 

Objetivos

        Neste trabalho serão propostas algumas dessa ferramentas didáticas, abrangendo algumas áreas específicas da engenharia elétrica esperando também ascender a chama desta idéia nas demais áreas.
 

Conteúdo
 

Módulo I - Introdução
 

Módulo II - Circuitos Eletrônicos
 

Módulo III - Eletrônica de Potência
 

Módulo IV - Sistemas de Potência
 

Módulo V - Instrumentação
 

Módulo VI - Digitais
 

Módulo VII - Telecomunicações
 
 
 

Última Atualização: 15/03/1999Contato:  canova@flash.sel.eesc.sc.usp.br