Apresentação
Bem-vindo ao VI Workshop de Visão Computacional
A área de Visão Computacional, fortemente consolidada em vários países, tem-se desenvolvido de maneira intensa nos últimos anos, desenvolvimento em grande parte motivado por seu alto poder de geração de novas tecnologias (produtos, processos). No Brasil, essa situação não é diferente, sendo possível observar inúmeros grupos de pesquisadores das principais Universidades e Centros de Pesquisa envolvidos com estudos nesse âmbito do conhecimento.

A área de Visão Computacional é altamente multidisciplinar e caracteriza-se primordialmente pela utilização de imagens digitais associadas a técnicas de Reconhecimento de Padrões, Processamento de Imagens, Fotogrametria, entre outras. Além disso, o estudo de métodos cognitivos, de processos biológicos, processos físicos e estatísticos tem gerado soluções significativas para problemas de vital importância do mundo real.

O conjunto de técnicas oriundas desse novo campo do saber possui aplicações em diferentes áreas do conhecimento humano e com impactos relevantes nas vidas de cidadãos comuns. Entre elas, podemos citar: auxílio no diagnóstico de doenças graves a partir da análise de imagens médicas, navegação autônoma de robôs, de veículos aéreos e terrestres, biometria, sensoriamento remoto e automatização do controle de qualidade em processos industriais (inspeção industrial).

O propósito principal do Workshop de Visão Computacional (WVC) é possibilitar a integração de pesquisadores brasileiros que atuam nessa área, de modo a facilitar a apresentação, divulgação e discussão de trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento, fomentar e disseminar a nucleação de novos grupos de pesquisas, assim como estimular alunos de graduação a iniciarem seus estudos nessa área por meio de ações específicas de formação que são materializadas por minicursos introdutórios. Nesse sentido, o WVC constitui-se num importante espaço de integração para a troca de experiências acadêmico-científicas, objetivando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira nesse domínio do conhecimento.

A primeira edição do evento ocorreu em 2005 na cidade de Piracicaba, SP. Nos anos subsequentes, o evento aconteceu, respectivamente, nas cidades de São Carlos, São José do Rio Preto, Bauru e São Paulo. Apesar de ter sido, até o presente momento, realizado apenas em cidades paulistas, tem conseguido atrair trabalhos de pesquisadores de diferentes partes do país e, desse modo, está se consolidando como um evento de referência em âmbito nacional. Há interesses para que o evento expanda suas fronteiras, alcançando outros estados, assim, na Assembléia Geral realizada durante o evento, grupos de pessoas representando Universidades e Centros de Pesquisas poderão se candidatar para realizarem as próximas edições. Um histórico dos eventos já efetuados pode ser obtido a partir do site http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc, onde é possível acessar o conjunto de informações relacionadas às edições anteriores, bem como o nível qualitativo dos respectivos programas.

O WVC é um evento científico que já está devidamente institucionalizado e tem contado com o suporte financeiro da FAPESP e da CAPES, além do apoio da SBC, das Universidades e dos Departamentos onde o evento acontece. Sua importância tem crescido no cenário nacional, sendo o único evento a tratar especificamente de pesquisas envolvendo Visão Computacional. No ano de 2010 alcança a 6ª edição e será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, localizada na cidade de Presidente Prudente. Reafirmamos os objetivos enumerados acima e agradecemos a presença de todos participantes do VI WVC.

Prof. Dr. Marco Antônio Piteri
Coordenador Geral do VI WVC